A Maternidade Mater Dei considera que apesar dos avanços tecnológicos e equipes altamente treinadas a presença e participação da família é fundamental. Para tanto, trabalha com métodos que zelam pela construção de vínculo e bem estar familiar em todos os serviços:

Na Unidade Neonatal é mantido um horário de visita amplo e com a participação não somente dos pais, mas também dos irmãos e avós.

No Centro Obstétrico é permitida a entrada de uma pessoa mediante a escolha e solicitação da gestante, há um local reservado onde a mesma mantém esse vínculo familiar tendo o apoio necessário no parto.

No Alojamento Conjunto, a chegada do recém-nascido na família é um marco mágico, por isso é incentivada a participação de um membro familiar eleito pela gestante, para partilhar e permanecer com a mãe e recém-nato durante o processo de internamento. Sendo sempre amparada por uma equipe multidisciplinar, a família participa de todos os procedimentos realizados, podendo assim estabelecer segurança e preparo para a hora da alta.