São Vicente de Paulo e Santa Luisa de Marillac, dois grandes Santos do século XVII,presentes no século XXI. A marcha da história se reveste de surpresas, onde luzes e sombras se entrelaçam entre buscas, lutas e conquistas. Foram assim suas vidas. Foram verdadeiros Profetas junto aos vulneráveis, crianças abandonadas, pobres, vítimas de guerras, famintos, injustiçados e abandonados de toda sorte. Atentos a todas as misérias doaram-se com um raio de esperança,assistindo-os corporal e espiritualmente.

A miséria era grande e os operários, poucos. Foi então que em 29 de novembro de 1633, os dois movidos de compaixão e de criatividade, reúnem algumas jovens do campo e iniciam uma Fundação chamada Companhia das Filhas da Caridade, ou como são conhecidas as Irmãs Vicentinas, hoje, atuando em 93 países, tendo sua sede em Paris na França, terra dos Fundadores, São Vicente de Paulo e de Santa Luisa de Marillac.

A finalidade desta é promover o desenvolvimento integral da pessoa humana no respeito à cultura, valores sociais, culturais e religiosos, através de ações organizadas nas áreas de promoção social, educação, saúde e pastoral.

“Na escola do Filho de Deus, as Filhas da Caridade aprendem que nenhuma miséria lhes é estranha. Cristo interpela continuamente a Companhia pelos irmãos e irmãs sofredores, pelos sinais dos tempos, pela Igreja. Múltiplas são as formas de pobreza, múltiplas as formas de serviço. A prioridade será sempre dada aos “verdadeiramente pobres” (C.11)

A missão se traduz por uma postura libertadora que vai muito além da transmissão de conteúdos, cuidados de saúde e busca de transformação social. Responder ao desafio de inclusão social para todos e, ao mesmo tempo dar sequência aos ensinamentos de São Vicente de Paulo e de Santa Luisa de Marillac no que diz respeito à atenção integral ao ser humano: atenção às pessoas, à sua vida, às realidades sócio-culturais e sócio-políticas das pessoas.

Em resposta aos apelos atuais, temos como objetivo acolher todas as pessoas que buscam saúde, zelar pela melhoria da qualidade de atendimento às pacientes da Maternidade Mater Dei, proporcionando atenção individualizada à mãe e ao recém-nascido.”O QUE FIZERDES AO MENOR DOS MEUS É A MIM QUE O FAZEIS” (Jesus Cristo)

Irmã Therezinha Remonatto

Filha da Caridade