Por Mônica Neves

A Mater Dei, lançou a sua primeira cartilha de cuidados e garantia de direitos da criança e do adolescente. O material é um guia, com dicas de profissionais da maternidade, que será entregue de forma gratuita às pacientes adolescentes e suas famílias. Por mês, mais de 350 partos são realizado na Mater Dei, sendo que 10% são de mães adolescentes. “Quando a mãe está internada ela recebe muitas orientações e informações ao mesmo tempo. Ela fica internada em média 48 horas e nem sempre consegue guardá-las por estar emocionada, ligada ao bebê. Fizemos esse material para que ela também possa levar para casa quando surgirem dúvidas”, afirma a Diretora Geral da Mater Dei, Ir. Iracema Vujanski.

Como cuidar do bebê, da higiene, da alimentação e como a mãe deve continuar se cuidando após o parto, quais exames, vacinas que o recém-nascido são alguns dos temas abordados na cartilha.

O lançamento da cartilha foi feito online, via ferramenta zoom e página do facebook da maternidade, e contou com a presença da diretora Geral da Mater Dei, Ir. Iracema Vujanski e da pediatra e coordenadora da UTI neonatal, Dra. Telma Mara Tylinski Sant`Ana, que fez uma uma breve explicação sobre os diversos abordados na cartilha. Na ocasião, foi feito um agradecimento a todos que colaboraram para sua concretização, entre colaboradores da maternidade e, também, a Fundação de Ação Social (FAS), que, por meio de chamamento público, possibilitou que o material fosse desenvolvido.

 

Deixe o seu comentário!